1 de maio de 2021
Taxa administrativa e fundo de reserva no consórcio: saiba o que é
Se você é novo por aqui já deve ter ouvido falar que o consórcio não tem juros. E esta é uma VERDADE, apenas uma das vantagens que torna este tipo de segmento financeiro tão vantajoso. Ao fazer o consórcio você paga apenas a parcela referente à sua cota, somada a taxa administrativa e o fundo de reserva. Neste artigo, nós vamos falar sobre o que são estas duas cobranças, qual a sua função e como elas são calculadas.
Taxa Administrativa
É a cobrança referente à remuneração da empresa administradora do consórcio, pela formação, organização e administração dos grupos. A taxa é inferior às cobranças de juros existentes em financiamentos, o que torna o consórcio mais econômico para aquisição de bens. A taxa é expressa no contrato e o percentual total é diluído pelo período da cota, que pode variar entre 80 e 120 meses em caso de veículos e de 180 a 200 meses para imóveis.
Isso quer dizer que, se a taxa for de 15%, por exemplo, e o consórcio for de 80 meses, basta dividir 15 por 80, para saber o percentual de pagamento mensal que neste caso seria de 0,18%.
Fundo reserva
O Fundo de Reserva é uma cobrança que visa garantir a saúde financeira do grupo e evitar que certas circunstâncias atrapalhem o seu andamento. A cobrança é prevista em contrato, e o percentual pago na parcela servirá para as seguintes situações:
Cobertura de eventual insuficiência de receita às assembleias de contemplação;
Para uma reserva financeira caso ocorra um nível de inadimplência no Grupo;
Para cobertura da devolução aos desistentes;
Para pagamento de débito do consorciado inadimplente, após esgotados todos os meios de cobrança.
Já que o Fundo de Reserva tem objetivo único e exclusivo para as situações citadas acima, cabe ressaltar também que a existência de eventual saldo do Fundo de Reserva, ao término das operações do Grupo é dividido entre todos os participantes, na proporção de sua contribuição.
Agora que você já conhece o objetivo de cada cobrança, acesse o nosso site e faça uma simulação para comprar os seus bens e fazer um excelente investimento financeiro para a sua vida.
Fonte: Blog HS Consórcios.